4 de ago. de 2016

Os Benefícios da Carambola

A Carambola é uma rica fonte de fibra solúvel que melhora a digestão, pode ajudar na prevenção de vários tipos de câncer por ser rica em vitamina C,  e outros antioxidantes. que neutraliza os efeitos nocivos dos radicais livres; é uma fruta de baixo teor de açúcar e, portanto é a escolha ideal para pessoas que sofrem de diabetes, é rica em nutrientes que ajudam a manter o crescimento saudável do cabelo.
A ingestão regular de Carambola pode atrasar o processo de envelhecimento e é considerado um excelente anti-flamatório e consequentemente, tem sido usado como um remédio para doença de pele.
 Além disso, a carambola é uma excelente fonte de vitaminas, como a Vitamina C,Vitamina A e Vitaminas do grupo B, como Tiamina, Niacina, Riboflavina, Vitamina B6 e ácido fólico. Carambola contém minerais tais como; Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco, Cobre, Fósforo e Ferro.


                    Substância da carambola pode causar insuficiência renal, diz USP (Foto: Maurício Glauco/EPTV).
                   
                                  Efeitos Colaterais
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeiro Preto (SP) descobriram uma substância existente na carambola que pode causar intoxicação e danos á saúde, principalmente em pessoas com problemas nos rins. De acordo com o estudo, a caramboxina pode provocar crise de soluço, epilepsia, convulsões e até levar á morte.
A carambola  devido  aos altos teores de ácido oxálico deve ser evitado, pelo consumo regular ou excessivo, em pessoas com problemas renais.
No decorrer dos estudos, os pesquisadores conseguiram isolar e identificar a molécula da fruta que causa a intoxicação. A substância caramboxina existem em baixa concentração na fruta, mas é tóxica.

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) demoraram mais de 10 anos para identificar molécula na carambola que causa intoxicação (Foto: Maurício Glauco/EPTV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário